Inspirações para começar!!

café

Olá!!!

Nesse primeiro post vou falar sobre INSPIRAÇÃO!!! Também pudera, ela será sempre o ponto de partida para todas as nossas conversas daqui em diante.

Mas de onde ela vem?? Como surge?? O que me inspira??

Me lembro de uma sexta feira a noite na faculdade que estava cansada depois de um dia exaustivo de trabalho no escritório com uma chefe que mais parecia a Miranda Priestly, personagem da Maryl Streep do filme O Diabo Veste Prada, em que meu professor nos perguntou: “Vocês viram a lua hoje? Em que fase ela está? Vocês olharam o céu antes de entrar aqui?” E claro, a resposta da grande maioria foi um enorme “NÃO SEI”. Partindo dessas perguntas ele nos disse que arquitetos precisam estar sempre atentos ao entorno e tudo que está acontecendo a sua volta, que isso nos traria bagagem, conhecimento e inspiração, não só para o trabalho, mas para a vida. Depois disso, entendi que inspiração vem realmente de tudo. Surge de um objeto, de um ato espontâneo da natureza ou de uma atitude humana.

Mas como dar sentido a essas nossas percepções do entorno? Costumamos definir conceitos e segui-los. As opções são muitas, mas vou falar de 4 que estão em alta nos últimos tempos.

O primeiro é a cor, ou melhor, são as cores. Anualmente a Pantone, responsável pela escala de cores mais famosa do mundo, define um tom que será tendência. Em 2016 eles duplicaram isso e temos o Rose Quartz que é um rosa bem clarinho e o Serenity, um azul claro misturado com um lilás que resulta em um tom lindo. Nem sempre percebemos, mas as cores da Pantone invadem a nossa vida. Aposto que você já viu elas nas vitrines dos shoppings, em fotos de revistas e em programas de tv. Além dessas cores definidas pela Pantone, o clássico preto e branco nunca sai de moda e pode ser usado como referência por ser atemporal.

pantone 2016

Outro conceito em alta esse ano vem dos últimos acontecimentos do nosso país. Estamos passando, sim, ainda estamos passando por uma crise hídrica, “acidentes” ambientais varrendo cidades, chove 1 ou 2 dias e nossos jornais mostram alagamentos, pessoas sofrendo consequências de um péssimo parcelamento do solo e uma densidade demográfica muito acima do que deveria. Vocês devem estar se perguntando como fatos assim servem como inspiração?! O reconhecimento dos erros cometidos até aqui nos faz propor novas soluções, pensar e criar opções sustentáveis é uma das formas de ajudar nossa terra a respirar novamente e isso se reflete em tudo que nos propomos a fazer.

sustentabilidade

Nosso terceiro conceito vem de outra crise, a econômica. Calma, não vou falar de política, defender ou criticar partidos. Prefiro entender como isso se reflete no nosso dia a dia. E o que vejo é a criatividade do brasileiro aflorando e novos conceitos sendo criados. Com a diminuição do dinheiro disponível as customizações e reformas tem ganhado mais espaço. O faça você mesmo invadiu nosso cotidiano agora americanizado como “DIY” e antes o que iria para o lixo hoje tem um novo uso.

customizacao

Mesmo com todas as crises ambientais, econômicas, políticas, as cores pasteis da Pantone ou o clássico PB ainda precisamos de brilho para 2016, não é mesmo?!

E para isso, os metais estão com tudo!!! Os acobreados e o bronze vieram a tona para trazer um toque industrial as composições sem perder o glamour. São coringas na hora de misturar com tons claros ou mais chamativos e se encaixam em diversas decorações além do uso em objetos.

rose

decorindustriall

Como dica extra, se atentem as formas geométricas elas estão com tudo!! Vale a pena investir nelas também.

Espero que essas inspirações ajudem vocês nas próximas escolhas e nos rendam vários posts!!

Até mais!!!


6 comentários sobre “Inspirações para começar!!

Deixe um comentário