Como preparar o Chá de Bebê

Chá de bebê ursos

A notícia da gravidez enche os papais e a família de alegria, mas logo começam as preocupações com as inúmeras coisas a serem preparadas. Vou te dar 10 dicas para tornar a preparação do chá de bebê mais simples:

1. Quando realizar a festa

gravida

O período ideal para realizar a festa é do inicio do sétimo até a primeira quinzena do oitavo mês da gestação. Após esse período a mãe já não tem tanta disposição para aquentar a festa.

2. Escolhendo o tema

interrogação

Após saber o sexo do bebê escolher o tema é uma tarefa muito gostosa mais também cheia de duvidas… Os queridinhos das mamães são ursinhos, pássaros, jardim, príncipe ou princesa, quanto mais fofo melhor!! O tema vai nortear a maioria das próximas escolhas desse dia, a decoração, os convites, as lembrancinhas…. Então escolha aquele que mais se identificar e mãos a obra!

3. Quem convidar

amigos

Antes o comum era convidar apenas mulheres, mas hoje em dia o chá de bebê se tornou uma festa que envolve toda a família e amigos. Os papais estão fazendo questão de participar de todos os detalhes na espera do bebê por isso incluí-los assim como seus amigos é o mais indicado. Afinal, tudo que é bom merece ser compartilhado.

4. Como convidar

convites

Os convites físicos de papel ainda são utilizados, mas a correria do dia a dia requer praticidade e nesse quesito quem ganhou força foram os convites virtuais, enviados por e-mail, whatsapp ou redes sociais. Mas lembrem-se de confirmar o recebimento deles, pois e-mails facilmente podem ir parar no lixo eletrônico. Mesmo que a opção seja utilizar o eletrônico, não se esqueça daqueles que não possuem acesso e fazem questão de receber em mãos, como pais e avós. Alguns impressos são sempre importantes. Também existem aqueles telefonemas rápidos para avisar da festa. Seja como for, por telefone, por e-mail, por redes sociais ou impresso, o importante é não esquecer de ninguém, então crie uma lista e siga ela. Afinal, tudo que é bom merece ser compartilhado com pessoas especiais.

5. Lista de presentes

presentes cha de bebe

Existe uma variação grande de tipos de chá de bebê hoje em dia e os presentes seguem o tipo da festa. Há aqueles que fazem o chá de fraldas e o item mais usado nos primeiros messes do bebê é o único pedido de presente, mas muitos ainda se atem ao estilo tradicional e divide uma serie de itens entre os convidados tornando o momento de abrir os presente uma bela descoberta. O importante é se atentar a criação dessa lista para não deixar de fora itens importantes. Mas fiquem atentos para não pedir presentes de valor alto, os convidados podem não ficar tão a vontade com isso. O importante é dividir o momento e não criar desconforto entre seus amigos convidados.

6. A decoração da festa

decoração salão

A mesa principal é o foco da festa, onde estarão o bolo, os doces e a maior parte da decoração, mas outros itens também precisam ser decorados, as mesas dos convidados, mesa do buffet se houver e a entrada da festa. O tema pode ajudar a definir o estilo da decoração e ajudar na escolha do mobiliário. Mesmo que não seja tão rebuscada, a decoração do ambiente traz identidade a festa.

7. As cores

DSC_6050

Partindo do tema, o ideal é definir uma paleta de cores para utilizar na decoração e identidade visual adotada na festa. Por exemplo, para uma festa com tema de safari a paleta pode ser: verde , laranja, amarelo e marrom ou apenas duas delas se você preferir, mas se a escolha for ursinhos que é um tema neutro, muitas paletas podem ser escolhidas, azul e branco, marrom e bege, amarelo e cinza, rosa e branco, entre outras possibilidades. O importante é definir quais serão utilizadas para que tudo que for preparado esteja dentro da mesma paleta.

8. Cardápio

cardápio

O cardápio vai depender do horário da festa, entretanto, como é uma festa mais informal não se aconselha refeições, e sim coquetéis ou cardápio de brunch com tortas, quiches, lanches frios e quentes, bolos e salgados. Os doces podem estar posicionados na mesa principal com tags e embalagens personalizadas auxiliando na decoração e depois liberados para os convidados. Em relação às bebidas, sucos, refrigerantes, água com e sem gás são os mais utilizados, chás, café e leite também podem ser servidos, mais precisa ter relação com o cardápio além de ter a preocupação de xícaras e pires para servi-los. Bebidas alcoólicas não são indicadas para esse tipo de festa, mas é uma questão a ser definida pelos futuros papais. Estou preparando um post com sugestões de cardápios para auxilar vocês. Aguardem!!

9. Brincadeiras

brincadeiras_cha_bebe

Existem muitas brincadeiras para esse tipo de festa, geralmente a mamãe vai adivinhando os presentes e quem deu, caso ela erre paga uma prenda que podem ser das mais variadas possíveis, desde comer papinha de bebê vendada para adivinhar o sabor, trocar uma boneca, cantar uma canção de ninar, entre outras. Mas lembre-se que isso é muito pessoal e que a mãe tem que estar disposta a participar. Com a transformação de chá de bebê em festa para toda a família incluindo homens, as brincadeiras estão perdendo um pouco do espaço e o período da festa é destinado mais a receber os convidados.

10. Lembrancinhas

lembrancinhas

Em retribuição aos presentes, mais acima disso em agradecimento a presença dos amigos e familiares e para guardar uma recordação desse momento é importante preparar uma lembrancinha para cada convidado. Ela deve estar no mesmo tema da decoração e identidade visual da festa. Pode ser apenas para as mulheres, mas se optar por algo comestível, o ideal é que todos recebam.

Siga essas dicas e transforme sua festa em um sucesso!!!

Até mais!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s